Receita de bolo floresta negra caseiro
O bolo floresta negra é um tipo de bolo de festa, pois é recheado e confeitado. o recheio pode variar conforme o gosto, mas a massa costuma ser de chocolate e a cobertura é feita com chantili, raspas de chocolate e cerejas. confira as variações possíveis desse bolo e fique com água na boca.
INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar calda
½ xícara (chá) de açúcar
60 ml de kirsch (aguardente de cereja)
¼ de xícara (chá) de água recheio
700 ml de creme de leite fresco
20 cerejas em calda
100 g de chocolate meio amargo
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de fundo removível (22 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Numa batedeira, junte os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta por 10 minutos.
Enquanto isso, passe três vezes os ingredientes secos por uma peneira.
Depois dos 10 minutos, retire a tigela da batedeira e acrescente a essência de baunilha ao creme.
Adicione os ingredientes peneirados ao creme e misture delicadamente. Cuidado para não misturar demais, pois a massa pode perder a leveza.
Transfira a massa para a fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos. Para verificar se está assado, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, o bolo está no ponto. calda
Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto.
Desligue o fogo e reserve a calda. recheio
Numa batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata em velocidade alta por 3 minutos ou até o ponto de creme chantilly. Cuidado para não bater demais, pois o creme chantilly pode virar manteiga.
Separe 8 cerejas bem bonitas para a decoração. Com uma faquinha, corte as cerejas restantes ao meio. Reserve.
No ralo grosso, raspe o chocolate meio amargo. Reserve as raspas.
Retire a lateral da fôrma removível. Corte o bolo ao meio horizontalmente. Para isso, corte um pedaço de fio um pouco maior que o diâmetro do bolo, segure uma extremidade em cada mão, contorne o bolo com o fio e cruze, puxando vagarosamente até cortar uma camada.
Transfira uma das metades do bolo para um prato raso. Com a ajuda de uma colher, regue a metade do bolo que está no prato com a calda reservada.
Com uma espátula, espalhe ⅓ do creme chantilly sobre o bolo regado com a calda. Distribua as cerejas sobre o creme chantilly e cubra com a outra metade do bolo. Em seguida, regue com o restante da calda.
Reserve um pouco de creme chantilly para a decoração e cubra o bolo com o creme restante.
Para cobrir, coloque colheradas de chantilly sobre o bolo e espalhe com uma espátula. Ao espalhar a cobertura, procure seguir sempre o mesmo sentido para evitar que farelos de bolo sujem o creme. Com a ajuda da espátula, vá cobrindo a lateral do bolo, espalhando sempre no mesmo sentido.
Alise toda a superfície do bolo, usando a espátula, e cubra eventuais defeitos com o creme chantilly.
Pegue um punhado de raspas de chocolate com uma das mãos e grude em toda a lateral do bolo. Faça isso rapidamente, pois o calor da mão derrete o chocolate.
Com a ajuda de uma colher, coloque o creme chantilly restante dentro de um saco de confeitar com o bico pitanga. Para decorar, marque a superfície do bolo levemente com uma espátula, como se fosse cortar em 8 pedaços iguais.
Em seguida, pegue o saco de confeitar e faça 8 rosas sobre a superfície do bolo, próximas à borda. Para fazer as rosas, segure o saco de confeitar com a mão inclinada, apóie o bico de confeitar delicadamente em um ponto e faça um movimento circular, com a mão, formando uma pequena espiral.
Com cuidado, coloque as cerejas inteiras reservadas sobre cada uma das espirais feitas com o creme chantilly. Leve o bolo à geladeira e conserve-o lá até o momento de servir.