INGREDIENTES
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de creme tártaro
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
115 g de farinha de trigo
85 g de açúcar de confeiteiro
8 claras de ovos graúdos, em temperatura ambiente
150 g de açúcar Acompanhamento
225 g de framboesas
225 g de mirtilos ou cerejas
225 g de morangos, cortados em quartos
300 g de uma mistura de iogurte natural de consistência firme e um pouco de creme de leite
MODO DE PREPARO
eaqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro num prato grande e reserve.
Ponha as claras numa tigela grande e bata até espumarem. Em seguida, acrescente o açúcar, o sal, o creme tártaro e o extrato de baunilha, mas continue batendo até a mistura ficar no ponto de claras em neve.
Peneire a mistura da farinha sobre as claras e revolva delicadamente com uma grande colher metálica. Faça isso até misturar tudo muito bem.
Com uma colher, transfira a massa para uma forma redonda antiaderente com furo central de 25 cm; mas certifique-se de que não se formem bolsões de ar. Asse por 35 minutos ou até o bolo ter crescido bem, estar dourado e macio ao toque.
Vire o pão de ló de cabeça para baixo, ainda na forma, sobre uma grade e deixe esfriar. Quando estiver frio, passe uma faca comprida entre o bolo e as laterais da forma para soltá-lo. Em seguida, desenforme-o sobre um prato de servir. (O pão de ló pode se conservar por 1 a 2 dias, se embrulhado em filme de PVC ou guardado num recipiente hermético.)
Pouco antes de servir, misture os morangos, as framboesas e os mirtilos ou as cerejas. Coloque as frutas no centro do bolo. Sirva com o creme.