INGREDIENTES
300g de arroz arbóreo (cerca de 1 ½ xícaras) 400g de camarão descascado, cozido e congelado (tail on) 1 alho-poró 1 dente de alho picado ½ cebola média bem picada 200 ml de vinho branco seco Manteiga sem sal bem gelada Azeite de oliva Sal e pimenta-do-reino Espetinhos de bambu 1L de caldo de legumes (fazer com cebola, alho, cenoura, salsão etc ou usar pronto) Queijo grana padano para finalizar
MODO DE PREPARO
Mantenha o “rabinho” (tail) nesses e retire dos demais. Monte 4 espetinhos com 4 camarões cada e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva a gosto. Reserve. Aqueça uma panela para iniciar o risoto. Refogue a cebola e o dente de alho. O chef Livi usou um dente de alho inteiro tostado, mas você pode usá-lo in natura mesmo, bem picadinho.
Acrescente o arroz e deixe fritar. Quando começar a grudar no fundo da panela, adicione ½ xícara de vinho branco.
Enquanto o vinho branco evapora, aqueça uma frigideira com azeite de oliva e toste dois pedaços de alho-poró.
Volte para a panela do risoto e adicione os camarões separados, aqueles sem o “rabinho” (tail). Ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Nesta hora, entre com o caldo. A melhor dica é colocar o caldo aos poucos, com a ajuda de uma concha e mexendo sempre.
Enquanto o arroz cozinha e incorpora, toste os espetinhos de camarão de ambos os lados, na mesma frigideira que você usou para os pedaços de alho-poró.
Hora da finalização do risoto: adicione um pouco de alho-poró picado (não aquele tostado, o fresco mesmo) quando perceber que o risoto está no ponto de sua preferência. Misture de 1 a 2 colheres de manteiga sem sal bem gelada (ela dará brilho e cremosidade ao prato). Mexa bem.
Sirva porções elegantes nos pratos e rale um pouco de queijo grana padano por cima.
Decore com o alho-poró e os espetinhos de camarão tostados.