MENU

Salada de bacalhau aos açores fácil

Salada de bacalhau aos açores é uma receita criada pela chef elisa prenna em homenagem ao 247 anos de porto alegre a convite do zaffari. a chef elegeu o monumento dos açorianos para prestar sua homenagem. o monumento, uma referência aos 60 casais de açorianos que chegaram em porto alegre (antigo porto dos casais), em 1752, representa, para ela, uma expressão de liberdade e de força. além disso, na sede administrativa que fica no entorno, elisa conquistou seu primeiro trabalho; depois, teve oportunidade de conhecer e conviver com o escultor da obra, carlos tenius; e, então, descobriu que a estrutura foi inaugurada no mesmo ano do seu nascimento: 1974. a ligação também se intensifica com as origens açorianas de sua família. veja com é fácil e muito lindo esse prato!

Salada de bacalhau aos açores fácil
8 Porções 49 minutos
4.68 67315 Avaliações

INGREDIENTES

Pimenta-preta em grãos

Folhas de louro

100ml de leite

300ml de óleo de milho ou arroz

2 colheres (sobremesa) de páprica defumada

Suco de limão taiti

Sacos herméticos de 1L

Sal

400g de lombo de bacalhau salgado

20 batatas bolinha

250ml de azeite de oliva extravirgem

4 tomates maduros

4 ovos orgânicos

1 maço de ciboulette

Dentes de alho

Cebolas

MODO DE PREPARO

Dessalgue o bacalhau por 24h trocando a água e mantendo-o refrigerado.

Em um saquinho hermético, coloque a cebola em rodelas, as folhas de louro e os grãos de pimenta. Acrescente o lombo e cubra com azeite de oliva até a metade do lombo. Retire o máximo de ar possível do saquinho e feche bem.

Ferva uma panela com água e desligue. Coloque o saquinho dentro. Tampe a panela e deixe submerso por 20 minutos a 30 minutos. Abra o saquinho e desfolhe o bacalhau em lâminas, retirando eventuais espinhos e peles, bem como o líquido resultante.

Cozinhe as batatinhas com casca na água. Depois de cozidas, retire da água, deixe esfriar um pouco e dê um “murro” em cada uma delas. Leve-as à frigideira com um pouco de azeite de oliva até que fiquem douradas dos dois lados.

Prepare ovos cozidos.

Para o aioli de páprica, bata no liquidificador os seguintes ingredientes até adquirirem consistência de maionese: 100ml de leite, 250ml de óleo de milho, ½ dente de alho, 2 colheres (sobremesa) de páprica defumada, suco de ½ limão taiti e sal a gosto. Lembre-se que a páprica já é mais forte e salgada, então, prove a quantidade de sal de acordo com o gosto da sua família.

Lave os tomates e corte em quatro pedaços. Monte o prato dispondo os itens da forma como preferir. Finalize com um fio de azeite de oliva e a ciboulette picada. Sirva frio.